O filme "As viúvas" abre hoje à noite o Festival do Rio 2018


A vigésima edição do Festival do Rio que ocorre entre os dias 01 a 11 de novembro na capital fluminense, promove hoje a partir das 21:00, no CCLSR Cine Odeon, a Noite de Abertura com a participação no tapete vermelho de diretores, atores, atrizes e personalidades brasileiras e estrangeiras. Dentre os mais de 200 títulos de 60 países que farão parte da programação, o selecionado para abrir o festival é "As viúvas" (2018), do diretor Steve McQueen (12 anos de escravidão; Shame), cuja exibição também poderá ser desfrutada pelo público em uma única sessão esta noite, às 23:59. O ingresso pode ser adquirido através do site Festival do Rio

Como o próprio título já sugere, as viúvas Veronica (Viola Davis), Alice (Elizabeth Debicki) e Linda (Michelle Rodriguez) são deixadas pelos maridos criminosos após um assalto malsucedido. Sem dinheiro para continuarem a viver e ameaçadas por uma dívida de alto valor de seus falecidos, elas são obrigadas a se juntarem e organizarem um plano para conseguirem pagar a determinada quantia. Mesmo sem se conhecerem, com filhos para cuidarem sozinhas e traumas do passado, as três reúnem força, coragem e uma quarta integrante, Belle (Cynthia Erivo), para tornarem-se heroínas de suas próprias jornadas. 

Essa trajetória de superação é marcada pelo empoderamento da mulher negra e imigrante - latina e leste europeu - na atual Chicago, com diversos questionamentos políticos sobre esta parcela da sociedade estadunidense. A política na verdade, é o cerne de todo o desarranjo de destino sofrido por essas viúvas, o conflito entre a tradicional e velha política versus a nova forma de fazer política é ostentada em várias cenas por meio de diálogos calorosos entre Tom Mulligan (Robert Duvall) e Jack Mulligan (Colin Farrell), pai e filho, ambos políticos. 

A narrativa que num primeiro momento se encaixa num gênero de ação com a cena febril de perseguição dos assaltantes logo no começo, se direciona para algo muito mais profundo e complexo, dissecando diversos mecanismos institucionais como política, casamento e igreja. Por sua vez, o roteiro triunfa na construção desse mosaico de interesses com uma história extremamente atual, ágil e visceral que imprime reviravoltas formidáveis, como por exemplo, na cena de faro e descoberta do cachorro de Veronica. 

A química dos atores é combustível para a fluidez da narrativa, destacando o brilho da atriz Viola Davis que por meio da interpretação de sua personagem imersa no luto, demonstra rigidez e determinação, mas que transborda em emoções quando necessárias. 
CineBliss




Ficha técnica: 

As viúvas (Widows) 
Estados Unidos, 2018
Direção: Steve McQueen 
Roteiro: Steve McQueen, Gillian Flynn
Produção: Iain Canning, Steve McQueen, Arnon Milchan, Emile Sherman
Fotografia: Sean Bobbitt 
Montagem: Joel Walker
Elenco: Viola Davis, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki, Cynthia Erivo, Colin Farrell, Liam Neeson

Comentários