Tribeca Film Festival - O filme "To Dust" exprime o luto de um modo atípico


O diretor estreante em longa-metragem Shawn Snyder apresentou na tarde de ontem (24), no Tribeca Film Festival, o filme "To Dust" estrelado por Géza Rohrig - o mesmo ator do filme húngaro "O filho de Saul"(2015) laureado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - e, Matthew Broderick, de "Curtindo a vida adoidado" (1986).

Com uma história um tanto quanto bizarra sobre a dor do luto contextualizada no universo da religião judaica, tem-se o viúvo Shmuel (Géza Rohrig) com seus dois filhos para criar e ainda abalado pela perda da esposa. Ele começa a ter pesadelos sobre a decomposição do corpo da mulher e, acredita que essas alucinações podem ir embora se descobrir o que realmente acontece com o corpo da pessoa quando morre. Para isso, ele procura o professor atrapalhado e curioso Albert (Matthew Broderick), que mesmo contra sua vontade acaba o ajudando.

Roteirizado com pitadas inteligentes de humor negro, o drama desenterra risadas do espectador desse encontro inusitado entre duas pessoas desconhecidas e completamente diferentes, mas que criam um laço de cumplicidade e respeito.

Para se ter uma ideia de quão atípica é a história, Shmuel e Albert visitam uma fazenda no Tennessee, onde corpos são doados para serem objetos de pesquisa sobre o processo de decomposição. O diretor, durante a coletiva de imprensa disse que realmente existe este lugar. Trabalhar com o tema da morte ainda é algo bem delicado no cinema e, muitas vezes retratado de forma superficial. O que "To Dust" apresenta é algo profundo, diferente e por que não irônico.
CineBliss











Ficha técnica: 

To Dust (To Dust) 
Estado Unidos, 2018
Direção: Shawn Snyder
Roteiro: Shawn Snyder, Jason Begue
Produção: Emily Mortimer, Alessandro Nivola, Ron Perlman, Josh Crook, Scott Lochmus
Elenco: Géza Rohrig, Matthew Broderick

Comentários