CineBliss faz um balanço do Rio2C


O blog CineBliss teve o privilégio de conferir na semana passada, na cidade do Rio de Janeiro, o Rio2C. A Cidade das Artes, foi o local escolhido para sediar o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. O evento contou com mais de 1.000 empresas dos setores do audiovisual, música e inovação, com um total de 450 palestras, mais de 200 sessões e milhares de participantes nacionais e internacionais.

O Rio2C em parceria com o RioContentMarket, reuniu durante quatro dias os mais importantes profissionais do setor e, no final de semana, teve dois dias de programação voltada para o público com o primeiro encontro dos principais festivais independentes de música do país,  a Festivália. O CineBliss  participou de várias conferências e abaixo segue um balanço com os maiores destaques. 

* O negócio do Universo da Marvel
O executivo da Marvel, Cort Lane (Senior Vice President for Animation & Family Entertainment), comentou sobre como a empresa vem desenvolvendo mecanismos para atingir novas audiências, como pré-escolares ou garotas pré-adolescentes. "Marvel Super Hero Adventures" correspondente ao primeiro público conta histórias de três a cinco minutos de duração, com um elenco de super heróis bem diversificados. Já para o segundo exemplo, há "Marvel Rising", animações em sua maioria com heroínas  que além de salvar o mundo, frequentam escolas, valorizam a amizade e têm seus próprios conflitos. Por último, Cort falou sobre o mais popular dos heróis, Peter Parker/Homem Aranha, como pode ser visto no vídeo  abaixo: 



* A  Arte da Direção
O encontro para falar sobre a arte da direção foi mediado pelo diretor de Cinema e TV Eduardo Milewicz e, contou com a presença de cinco diretoras brasileiras: Amora Mautner, Diretora Artística da TV Globo; Flávia Lacerda, Diretora de TV; Carolina Jabor, Diretora e Sócia da Conspiração Filmes; Laís Bodanzky, Diretora e Roteirista; e, Sandra Kogut, Diretora e Roteirista. Cada uma delas comentou sobre suas carreiras, alguns métodos utilizados para dirigir, as relações com roteiristas e atores e, os próximos desafios.
Veja alguns vídeos com os depoimentos das diretoras:






* HBO - Comédias & Culturas 
A Vice-presidente Executiva de programação da HBO, Amy Gravitt, contribuiu com o evento relatando experiências pessoais: "Quando sai do exército, comecei a procurar estágios e acabei indo trabalhar na produtora do George Clooney. Naquele momento, eles estavam fazendo parcerias com a HBO o que ajudou no meu ingresso". Responsável pelas séries "Veep", "Divorce" , "Silicon Valley" e "Entourage", Amy falou sobre o desenvolvimento dessas narrativas e como internacionalizar o formato. Confira um breve comentário da executiva no vídeo abaixo: 


* Netflix- Da América Latina para o mundo 
Uma das conferências mais disputas pelo público foi da Netflix que contou com a presença de Felipe Braga, Showrunner e Sócio do Losbragas;  Pedro Aguilera, roteirista de "3%"; e, Natasha Ybara-Klor, Co-criadora e Roteirista do "Ingobernable". Os três expuseram os desafios de se criar conteúdo para uma audiência global, a forma de se relacionar com a Netflix e, as mudanças no modo de consumir os seriados. Veja  abaixo o vídeo com comentários da Natasha: 


Comentários