CineBlissEK faz uma lista com 10 filmes da década de 80 que conquistaram gerações de cinéfilos



A década de 1980 para alguns críticos cinematográficos não é considerada como um cinema voltado para questões políticas comparado com os anos anteriores, pois nesse período há uma perda da resistência política e um certo conservadorismo, principalmente com relação ao sexo, devido o avanço do vírus HIV. Como resultado, surgem outras temáticas retratadas nas telonas, tais como: o indivíduo ganha destaque distanciando-se do âmbito coletivo, há uma exacerbação das problemáticas afetivas do adolescente, a tese do exército de um homem só conquista o público, o gênero terror banhado de muito sangue e violência intensificada provoca o medo, os efeitos especiais adquirem uma maior sofisticação, sem abandonar o realismo. Conjuntamente nessa época há o apogeu da MTV, cuja influência são videoclips nas narrativas.

Essas questões na trajetória do cinema fizeram parte da infância de milhares de pessoas ao redor do mundo, afetando de alguma forma a jornada cinéfila dos apaixonados pela sétima arte. Para celebrar esse período cinematográfica, o blog CineBlissEK seleciona 10 filmes que inspiraram o amor pelo audiovisual da autora que vós escreve.


Os caça-fantasmas (Ghostbusters)
1984, Estados Unidos
Direção: Ivan Reitman
Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Rick Moranis, Sigourney Weaver



A jornada de três profissionais de estudos sobrenaturais Peter Venkman (Bill Murray), Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) é interrompida na universidade ao qual trabalham por falta de fundos. Incrédulos, eles decidem criar o próprio negócio "Ghostbusters" para continuarem com seus projetos, esse fator vem a calhar com estranhos eventos na cidade de Nova Iorque que demandam o conhecimento desses homens. Com o aumento de clientes em busca de prender os fantasmas, há a contração do quarto integrante, Winston Zeddemore (Ernie Hudson). Entre os trabalhos, o mais intrigante é da bela Dana Barrett (Sigourney Weaver), cujo apartamento vem sofrendo diversas interferências sobrenaturais.
O filme conta com duas sequencias, sendo uma delas em 2016 com nova roupagem, já que são mulheres as caça-fantasmas. 


Clube dos cinco (The breakfast club)
1985, Estados Unidos
Direção: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy


Em uma manhã de sábado, John Bender (Judd Nelson), Brian Johnson (Anthony Michael Hall) e Andish (Molly Ringwald), Allison Reynolds (Ally Sheedy) e Andrew (Emilio Estevez), vão à escola cumprir uma detenção. Os cinco, sem conhecerem-se, reúnem-se na biblioteca e ficam sob a tutela do diretor Richard Vernon (Paul Gleason) que exige uma redação de cada um para passar as oito horas de custódia. Os jovens carregam estereótipos, tais como o atleta, a neurótica, a patricinha, o nerd e o rebelde. Num primeiro momento, discutem entre si, porém no desenrolar da narrativa unem-se para desabafar suas inquietações afetivas e construirem laços de lealdade.  


O exterminador do futuro (The terminator)
1984, Estados Unidos
Direção: James Cameron
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn, Linda Hamilton



A jovem Sarah Connor (Linda Hamilton) não tem a mínima ideia na mudança de sua rotina quando depara-se com o cyborg, Kyle Reese (Michael Biehn), enviado do futuro pela resistência humana para protegê-la do Exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger). Também de origem futurística, T-800 tem outra função, exterminar Sarah devido seu destino de gerar o líder dos rebeldes humanos no século XXI. Nesse jogo de gato e rato, há várias cenas de perseguição, ação e efeitos especiais.


Dirty Dance - Ritmo quente (Dirty Dance)
1987, Estados Unidos
Direção: Emile Ardolino
Elenco: Patrick Swayze, Jennifer Grey

 

Baby Houseman (Jennifer Grey) com seus 17 anos vai passar as férias com a família em um hotel. Para entreter os hóspedes o lugar proporciona diversas atrações, contudo Baby não sente nem um pouco entusiasmada por esses divertimentos e direciona sua atenção para um grupo de dançarinos que trabalham nesse estabelecimento. Devido a um incidente, Baby oferece-se para substituir uma dançarina e fazer par com o charmoso Johnny Castle (Patrick Swayze). Com treinos frequentes e calorosos, a jovem apaixona-se por Johnny, sendo repreendida pelo seus pais. Baby vê-se no conflito de entregar-se a essa paixão ou render-se aos preconceitos familiares.  


Rambo - Programado para matar (First blood)
1982, Estados Unidos
Direção: Ted Kotcheff
Elenco: Sylvester Stallone, Brian Dennehy, Richard Crenna


O ex-combatente da Guerra do Vietnã John Rambo (Sylvester Stallone) perambula desorientado por cidades, em uma delas é convidado a se retirar pelo xerife Will Teasle (Brian Dennehy), Rambo se recusa a deixar o local e é preso por vagabundagem. Na prisão sofre diversas torturas, até que decide lutar pela sua própria vida e foge da cadeia. O xerife, reúne todos seus homens para capturar Rambo, porém ele torna-se no exército de um homem só, repleto de habilidades militares, disposto a matar e impossível de prender.  


Flashdance - Em ritmo de embalo (Flashdance)
1983, Estados Unidos
Direção: Adrian Lyne
Elenco: Jennifer Beals, Michael Nouri, Lilia Skala


"What a feeling" música ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original em 1984 embala o sonho de Alex Owens (Jennifer Beals) de ser uma bailarina profissional. A jovem trabalha durante o dia em um universo completamente masculino, como metalúrgica e durante a noite transforma-se numa dançarina em uma casa noturna. Para almejar sua paixão, ela conta com o apoio de seu chefe e admirador Nick Hurley (Michael Nouri) e sua mestra Hanna Long (Lilia Skala). Com garra e força de vontade, Alex batalha para tornar seu sonho e realidade, já que tem dificuldades de acreditar em seu potencial. 


De volta para o futuro (Back to the future)
1985, Estados Unidos
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd



Em 1985, o adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) costuma passar seu tempo livre com o bizarro cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd). Em um dos experimentos malucos do Dr. Brown, ocorre um incidente e McFly dirige para o ano de 1955. Sem saber ao certo como retornar para seu tempo, ele decide ir à procura do Dr. Brown, contudo antes mesmo de buscar por ajuda, acaba deparando-se com seu futuro pai e intromete-se no encontro dele com sua futura mãe, o que resulta em um outro destino. McFly em sua aventura temporal, precisa reverter a situação familiar que criou ao mesmo tempo voltar para 1985.


Curtindo a vida adoidado (Ferri's Bueller day off)
1986, Estados Unidos
Direção: John Hughes
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara


 
Completando 30 anos de estreia, o clássico "Curtindo a vida adoidado" narra um dia na vida do adolescente Ferris Bueller (Matthew Broderick) quando este decidi tirar um dia de folga da escola e aventurar-se na cidade de Chicago em uma Ferrari vermelha. Juntamente, ele cria um plano divertido para retirar a namorada do colégio e convence seu amigo tristonho e medroso Cameron (Alan Ruck) para embarcarem nessa jornada de descoberta, cumplicidade e libertação. Enquanto aproveitam o dia livre, o diretor da escola e a irmã de Ferris buscam todas as formas possíveis para desmascará-lo. 


Sexta-feira 13 (Friday the 13th)
1980, Estados Unidos
Direção: Sean S. Cunningham
Elenco: Kevin Bacon, Jeannine Taylor,  Betsy Palmer,


O acampamento Crystal Lake sofre diversas rejeições e desconfianças devido ao afogamento de um garoto em 1957. Após anos fechado, o local de férias decide abrir novamente as portas, contrariando os moradores locais que aconselham os visitantes a irem embora do lugar. Tanto os monitores quanto os adolescentes não dão ouvido para os conselhos e ficam hospedados em Crystal Lake. No entanto, cada um vai sendo assassinado de forma brutal e amedrontadora, demonstrando a resistência por parte de alguém para a não abertura do acampamento.   


Top gun - Ases indomáveis (Top gun)
1986, Estados Unidos
Direção: Tony Scott
Elenco: Tom Cruise, Kelly McGillis, Val Kilmer


Pete Mitchell (Tom Cruise), um jovem piloto da elite da Força Aérea americana, busca nessa profissão a superação e libertação de traumas passados que envolve a figura paterna. Para ajudá-lo nessa jornada ele conta com a terapeuta Charlotte (Kelly McGillis), cuja relação desenrola-se num romance. Pete além do conflito pessoal, vive uma rotina de competição com o piloto Iceman (Val Kilmer) em provar quem é o melhor profissional. O filme conta com belíssimas cenas de combate no ar com alta tecnologia. 

Comentários