quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CineBlissEK faz a lista de 5 filmes para se assustar e se arrepiar nesse Halloween


O Halloween data festiva da sociedade anglo-saxônica é considerado para alguns estudiosos originário da cultura celta que tinha a crença de no último dia do verão (31 de outubro) acreditar que os cadáveres saiam de seus túmulos para tomar posse das pessoas vivas. Para afastar esses espíritos mortos, os celtas colocavam em frente as suas casas objetos nada atraentes, como caveiras, abóboras e ossos enfeitados. Por ser uma festa pagã foi repudiada pela Igreja Católica que criou o Dia de Finados (2 de novembro).

Nos Estados Unidos, local de maior celebração do Halloween, as crianças vestem fantasias e batem na porta de vizinhos dizendo "trick or treat", em sua maioria são recebidos com doces e balas, caso isso não ocorra eles fazem algum tipo de travessura na casa. No Brasil, o dia das bruxas como também é conhecido não é comemorado, apenas alguns lugares como escolas de idiomas ou casas noturnas festejam o dia.

Pelo Halloween estar relacionado em sua origem à morte, várias figuras fazem parte do imaginário cultural dessa data festiva como bruxas, zumbis, fantasmas e monstros. Esses personagens assustadores são vistos com frequência nas tela de cinema causando efeitos de medo ou sustos nos espectadores. Em comemoração ao Halloween o CineBlissEK faz a seleção de cinco filmes que marcaram o gênero terror e ainda assustam e arrepiam o público.


Halloween - A noite do terror (Halloween) 
Direção: John Carpenter, 1978



Sexta-feira 13  (Friday the 13th)
Direção: Sean S. Cunningham, 1980



A hora do pesadelo (Nightmare on Elm Street)
Direção: Wes Craven, 1984



Brinquedo assassino (Child's play)
Direção: Tom Holland, 1988



Madrugada dos mortos (Dawn of the dead)
Direção: Zack Snyder, 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário