O CineBlissEK elege as cinco principais personagens femininas em filmes de ação


Com a estreia do filme "Mad Max: Estrada de fúria" do diretor George Miller estrelado pela atriz Charlize Theron várias discussões surgiram na mídia e nas redes sociais sobre o papel da mulher no universo cinematográfico e as questões dos direitos iguais de trabalho. Para incrementar esse assunto polêmico exposto este ano no discurso do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Patricia Arquette, algumas atrizes durante as entrevistas no Festival de Cannes em 2015 reclamaram dos salários desiguais e das dificuldades de exercer a profissão pelo fato de serem mulheres. Confira alguns comentários da atriz Charlize Theron - Festival de Cannes 2015

Algumas tentativas de boicote por certos grupos de homens em assistir ao filme Mad Max: Estrada da fúria, aumentou a repercussão do assunto e gerou debate sobre personagens femininos em filmes do gênero de ação que tenham papel principal, como o da Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na obra citada acima. A polêmica levantada despertou uma pesquisa mais aprofundada sobre a questão da mulher em tramas de ação e a descoberta tornou-se pauta para esse post.

A primeira protagonista mulher em filme de ação ocorreu em 1979 com "Alien, o oitavo passageiro" com a atriz Sigournery Weaver, várias atrizes no decorrer dos anos conquistaram posição de destaque neste gênero, contudo algumas ficaram estagnadas em personagens sensuais, com roupas apertadas, decotes exagerados e sendo resgatas pela figura do homem. Porém há uma pequena parcela de atrizes que atuaram em histórias de ação com papéis principais e saíram do estereótipo mulheres objetos companheiras dos homens em suas jornadas de herói. 

O CineBlissEK seleciona estas cinco personagens femininas em filmes de ação que empreenderam suas jornadas de heroína não com o intuito de dominar ou exterminar algo, mas em ressaltar os atributos do feminino como: a empatia, a criatividade, o conhecimento intuitivo, o senso de pertencimento ao coletivo e principalmente o respeito a si mesmo, ao outro e ao planeta.

Mad Max: Estrada da fúria (Mad Max: Fury road)
Direção: George Miller, 2015
Heroína: Imperatriz Furiosa, Charlize Theron


A continuação da trilogia de Mad Max de George Miller quase trinta anos depois, trás uma história com características diferenciadas das anteriores, pois nesta versão há a introdução de uma heroína, a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) que rouba as cenas do personagem principal Max (Tom Hardy). A narrativa se construi com a fuga de cinco esposas do líder Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) com a ajuda de Furiosa e Max. Juntos tentam chegar ao Vale Verde, porém para o objetivo final eles precisam enfrentar o deserto, a perseguição destemida de Immortan Joe, seguidores enlouquecidos, potentes armas de fogo e carros e motos velozes.
 

Kill Bill volume 1 e 2 (Kill Bill)
Direção: Quentin Tarantino, 2003
Heroína: Noiva ou Beatrix Kiddo, Uma Thurman


O filme dividido em duas partes narra a jornada de uma ex- assassina profissional Beatrix Kiddo (Uma Thurman) quando decidi sair do grupo de exterminadores composto por mulheres para ter uma vida normal. Contudo no dia do seu casamento,  Noiva como também é conhecida, recebe a visita de suas ex-companheiras e ex-chefe, Bill (David Carradine) que tentam matá-la. Beatrix sobrevive em coma num hospital por cinco anos, quando desperta jura vingança a todas às pessoas envolvidas no massacre e como deleite final a própria morte de Bill.  


O exterminador do futuro 2 (Terminator 2: Judgement Day)
Direção: James Cameron, 1991
Heroína: Sarah Connor (Linda Hamilton)


O exterminador (Arnold Schwarzenegger) volta nesta continuação do filme como o protetor do jovem John Connor (Edward Furlong) contra um cyborg que tenta matá-lo para destruir o futuro líder a resistência humana. John também conta com a ajuda de sua mãe Sarah Connor (Linda Hamilton) que após ser resgatada de um hospital psiquiátrico, alia-se a dupla e juntos tentam combater a Skynet.  


Alien, o oitavo passageiro (Alien)
Direção: Ridley Scott, 1979
Heroína: Tenente Ellen L. Ripley (Sigournery Weaver)


Durante a expedição em um planeta, um membro da tripulação é atacado por uma criatura estranha conseguindo se salvar. Porém de volta à nave, o tripulante se vê parindo um alienígena que começa a atacar os seres humanos existentes na embarcação. A cada morte, a tenente Ripley (Sigournery Weaver) ganha mais força para destruir essa criatura. Um filme que trás cenas de profundo silêncio para aumentar o grau de suspense.


Jogos Vorazes (The hunger games)
Direção: Gary Ross, 2012
Heroína: Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence)


Num futuro distante, as pessoas são divididas em distritos e a cada ano dois jovens representantes de cada jurisdição é selecionado para participar de um reality show. A jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) para salvar sua irmã da convocação, se voluntaria para o programa sabendo que suas chances de sobrevivências são mínimas, pois apenas um concorrente possui o privilégio de não morrer. 

Comentários