A paixão e suas diversas formas de manifestação


Um dos grandes sucesso de público e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010 a produção argentina O segredo dos seus olhos do diretor Juan José Campanella (O filho da noiva), narra a jornada do oficial de justiça Benjamin Espósito (Ricardo Darín) quando este recebe o chamado de investigar o caso de estupro e assassinato de uma jovem casada. Meio a contragosto Espósito aceita a ocorrência, mas quando se depara com a cena do crime tem sua vida completamente mudada.

O filme descreve a investigação do crime em duas partes, quando ocorreu o assassinato em meados dos anos de 1970  e vinte e cinco anos depois, momento em que Espósito já aposentado decide escrever um livro sobre o delito brutal que marcou não só a sua vida, como também a do viúvo Ricardo Morales (Pablo Rago), que frequenta todos os dias a estação de trem na tentativa de encontrar o assassino de sua mulher.

Além de solucionar e prender o assassino, Espósito também tem que desvendar os segredos do próprio coração que lança faíscas a todo momento que é surpreendido pela presença da promotora Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil). Ela com todo seu charme o ajuda em sua busca pelo criminoso e em alguns momentos o acoberta. Nota-se que a personagem principal quer capturar o assassino, mas o que ele realmente quer é conquistar Irene. A jornada amorosa dos dois se torna tão evidente que no começo do filme na mesa de trabalho de Irene há apenas uma rosa no vaso e no final são duas rosas, o que indica sua intenção de se unir ao seu grande amor. 

A paixão é o elemento fundamental para toda história, pois é a ação motivadora tanto do assassinato quanto na descoberta do criminoso, uma vez que a pessoa não consegue abandonar a sua grande paixão, seja ela amorosa ou pelo time de futebol. 

Para quebrar a tensão e suavizar a narrativa há uma alta dose de humor negro nas falas das personagens, principalmente de Pablo Sandoval (Guillermo Francella) ajudante de Espósito, que é o alívio cômico da trama. A belíssima cena no estádio de futebol no jogo de um clássico argentino, também ajuda na diminuição da aflição causada pela carga dramática da história.  

A obra cinematográfica com perfeitas combinações de gêneros ora romance, suspense ou policial, emociona o público que se identifica com a personagem principal, em sua busca afetiva e na prisão do assassino.

O diretor Juan José Campanella traz nesse filme um roteiro bem estruturado, cenas de reviravoltas e ótimas interpretações, criando uma excelente obra cinematográfica de mistério, crime bárbaro e romance. 
CineBlissEK



Curiosidades: 
  • O segredo dos seus olhos foi o segundo filme argentino a levar a estatueta do Oscar o primeiro foi "A história oficial" de 1985;
  • Juan José Campanella e Ricardo Darín já havia trabalhado juntos no filme "O filho da noiva";
  • O filme é uma adaptação do romance "La pregunta de su ojos" de Eduardo Sacheri;

Ficha técnica: 
O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos)
2009, Argentina
Direção: Juan José Campanella
Roteiro: Juan José Campanella
Produção: Mariela Besuievski
Fotografia: Félix Monti
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Guilhermo Francella

Comentários