CineBlissEK orgulhosamente apresenta os 30 melhores diretores do cinema


O papel do diretor tem como função criar condições necessárias para a realização de uma obra e estar no controle de todos os elementos para que o filme seja concluído e apresentado ao público. A definição da arte de direção cinematográfica engloba diversos tipos de trabalho tais como: análise e interpretação de roteiros, escolha da locação, cenários, figurinos, equipe técnica, elenco, trilha sonora, direção e supervisão da montagem, etc, dentre todas essas tarefas e outras mais, fica evidente a forma de trabalhar de cada diretor e consequentemente características que se tornam sua marca registrada. Alguns diretores ao logo de suas carreiras quebraram padrões e construíram novas formas de fazer cinema e principalmente características únicas que os fazem ser reconhecidos em cada imagem.

O CineBlissEK orgulhosamente apresenta uma lista dos 30 melhores diretores que influenciaram o cinema e continuam até hoje sendo cultuados por uma grande leva de fãs. Claro que a subjetividade da seleção também foi fator importante para a criação dessa listagem. Os nomes dos diretores estão em ordem alfabética, pois eleger o melhor é uma tarefa mais que árdua, simplesmente impossível.

Claro que ficaram faltando outros ícones do cinema como Glauber Rocha, Robert Altman, Howard Hawks, Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, entre outros, mas como esclareci anteriormente a lista foi feita com base na importância e gosto pessoal para seleção dos diretores.

O filme escolhido para cada diretor representa o jeito mágico e único de cada um de fazer cinema, ou seja a marca registrada desses mestres da arte cinematográfica.

Convido a todos a mergulharem no universo cinematográfico com os 30 melhores diretores para CineBlissEK:

Akira Kurosawa (26-03-1910 / 06-09-1998)
Origem: Tóquio, Japão
Marca registrada: Considerado como um dos maiores nomes do cinema japonês, ganha notoriedade no cinema mundial a partir de 1950. 
Tem como característica o cinema de contemplação em que o tempo da cena é mais longa, assim como a atuação é feita através da estética do olhar, ou seja, há o mínimo de movimento corporal tendo o olhar como foco.
Há também em muitos de seus filmes a presença de elementos climáticos que pautam o humor das personagens.
Filmografia sugerida: Rashomon, Os sete samurais.
Destaque para: Viver (Ikiru), 1952



Alfred Hitchcock (13-08-1899 / 29-04-1980)
Origem: Londres, Inglaterra
Marca  registrada: É considerado o mestre dos filmes de suspense que utiliza da técnica da trilha sonora com efeitos da luz para criar um clima mais tenso, em vários de seus filmes há a figura do vilão inocente que para se ver livre da acusação busca o real culpado. 
Foi idolatrado pelos críticos franceses da revista Cahier du Cinéma, uma das principais revistas de crítica de cinema fundada por André Bazin em 1951 e que defende a política de autores.
Vários de seus filmes fez aparições rápidas, geralmente no início. 
Filmografia sugerida: Os pássaros, Disque M para matar, Um corpo que cai, Trama Macabra, Interlúdio. 
Destaque para: Psicose (Psycho), 1960



Billy Wilder (22-06-1906 / 27-03-2002)
Origem: Sucha Beskidzka, Polônia
Marca registrada: O diretor que fugiu do Holocausto para os Estados Unidos pertence a geração de diretores da Hollywood clássica, contudo muito de seus roteiros trazia uma certa ousadia, como a metalinguagem em Crepúsculo dos deuses. 
Suas comédias são caracterizadas com um humor ousado.
Foi considerado como o precursor da revolução do retrato do sexo no cinema 
Filmografia sugerida: Sabrina, O pecado mora ao lado, Se meu apartamento falasse, Farrapo humano, Quanto mais quente melhor.
Destaque para: Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard), 1950


Clint Eastwood (31-05-1930)
Origem: São Francisco, Estados Unidos
Marca registrada: Começou sua carreira como ator de filmes de western e ação, a partir da década de 70 que inicia sua jornada na direção. O diretor foca mais na trama e nas personagens do que as marcas de estilo. Tanto que seus personagens são em sua maioria pessoas ligadas pelo passado que têm que lidar com erros, crimes e remorsos.
Costuma finalizar seus filmes dentre o previsto e os orçamento são econômicos.
Utiliza de um ritmo lento, tanto no movimento de câmera quanto da edição.
Filmografia sugerida: As pontes de Madison, Menina de ouro, Cartas de Iwo Jima, Gran Torino, Invictus, Sobre meninos e lobos.
Destaque para: Os imperdoáveis (Unforgiven), 1992



Elia Kazan (07-09-1909 / 28-09-2003)
Origem: Constantinopla, Túrquia
Marca registrada: Considerado como um dos maiores diretores de atores do cinema mundial, é um dos fundadores do Actor's Studios espécie de escola que trabalhava com o método proposto por Stanislawski. 
Seus filmes são reconhecidos por uma mise en scène correta, movimentos perfeitos de câmera, excelente uso de campo e contracampo, entre outros. 
Muitos críticos consideram a destruição de sua carreira quando denunciou vários colegas de trabalho para o macartismo.
Filmografia sugerida: Sindicado dos ladrões, Vidas amargas, A luz é para todos, Clamor do sexo.
Destaque para: Uma rua chamada pecado, (A streetcar named desire), 1951


Federico Fellini (20-01-1920 / 31-10-1993)
Origem: Rimini, Itália
Marca registrada: Um dos maiores diretores italianos que influenciou outros ícones do cinema como: Woody Allen, David Lynch, Tim Burton, Martin Scorsese. 
Faz parte da geração pós-neorrealismo italiano.
Conhecido pelo estilo peculiar que funde fantasia e imagens barrocas. Tem como característica a visão lúdica e nostálgica da vida e traz em muitos dos seus filmes elementos como memória, sonhos, desejo, fantasia e circo.
O termo "Felliniesco" é utilizado quando uma cena comum é invadida por imagens alucinógenas.  
Filmografia sugerida: Noites de Cabíria, Amarcord, A doce vida, A estrada da vida.
Destaque para: Oito e meio () , 1963  



Francis Ford Coppola (07-04-1939)
Origem: Detroit, Estados Unidos
Marca registrada: Tem formação profissional como diretor pela UCLA e é reconhecido como um dos renovadores do cinema americano na década de 70 junto com outros amigos como Steven Spilberg e Martin Scorsese. 
Um dos grandes clássicos do cinema a trilogia "O poderoso chefão" foi baseado na obra de Mario Puzo em que o diretor viu no livro a trajetória do capitalismo no mundo e por isso decidiu filmar a história.
A maioria de seus filmes trabalha com o tema da família. É cuidadoso com a composição das personagens e a condução da narrativa. 
Filmografia sugerida: Apocaliypse Now, Tetro, Drácula de Bram Stoker, O poderoso chefão II, O poderoso chefão III
Destaque para: O poderoso chefão (The godfather), 1972



Ingmar Bergman (14-07-1918 / 30-07-2007)
Origem: Uppsala, Suécia
Marca registrada: O diretor sueco é conhecido por sua dramaturgia sólida e densa, filmes complexos que exploram ao máximo a linguagem cinematográfica. 
Trabalha com temáticas delicadas como: a morte, a religião, a solidão, o erotismo, a racionalidade, e a infância.
Há a utilização do flashback, elemento essencial em suas narrativas. Outra caracteristica do diretor é a liberdade de narrar histórias fragmentadas.
Influenciou vários cineastas, sendo o mais famoso Woody Allen que o considera o melhor diretor desde a invenção da câmera.
Filmografia sugerida: Gritos e sussurros, O sétimo selo, A flauta mágica, Quando duas mulheres pecam,
Destaque para: Morangos Silvestres (Smultronstallet), 1957



Jean Luc Godard (03-12-1930)
Origem: Paris, França
Marca registrada: Crítico de cinema da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma, é precursor do movimento da Nouvelle Vague, que proponha uma nova forma de fazer cinema, onde não há regras, apenas uma ideia e uma câmera na mão, sendo que a imagem é mais importante do que o roteiro. 
O diretor traz novos elementos para o cinema como: a descontinuidade narrativa, som desconcertante, longos planos sequencias, imagens contraditórias. Busca não apenas conduzir uma narrativa, mas uma reflexão em vários níveis. 
A maioria de seus filmes representam uma mensagem política e de esquerda.
Filmografia sugerida: Alphaville, Viver a vida, A chinesa, Vento do Oriente.
Destaque para:  Acossado (À bout de souffle), 1959


John Ford (01-02-1894 / 31-08-1973)
Origem: Cape Elizabeth, Estados Unidos
Marca registrada: Diretor que trabalhou em vários gêneros mas está diretamente ligado ao western, John Ford teve como mérito a construção de imagens míticas e espetaculares do cinema por possuir um senso plástico inato que se manifestava em cenas de grande beleza visual.
Seus filmes eram montados com planos secos, diretos e objetivos contendo-se em mostrar o mínimo necessário para compor uma narrativa linear.
O diretor é permeado por temas que o consagraram como a construção da história americana, a representação do herói e o western.
Filmografia sugerida: Nos tempos da diligências, A mocidade de Lincoln, Como era verde meu vale, Sangue de herói, O homem que matou o facínora
Destaque para: Rastros de ódio (The searchers), 1956


Lars von Trier (30-04-1956)
Origem: Kongens Lyngby, Dinamarca
Marca registrada: Um dos fundadores do movimento "Dogma 95" um projeto de criar cinema livre das amarras econômicas, tinha dez objetivos, entre eles, a não utilização de cenários, câmera na mão, etc.
O ponto chave da carreira do diretor é a abordagem polêmica da violência simbólica. 
Trabalha-se em vários filmes com o tema feminino, simbolismo, culpa e sexo.
Costuma dividir seus filmes em capítulos.
Filmografia sugerida: Os idiotas, Dogville, Manderlay, Dançando no escuro, AntiCristo, Ninfomaníaca I e II.
Destaque para: Melancolia (Melancholia), 2011


Lucrecia Martel (14-12-1966)
Origem: Salta, Argentina
Marca registrada: A diretora faz parte do novo cinema argentino que possui um berço acadêmico forte e diversidade temática consistente.
Lucrecia é feminista assumida e expressa um profundo desencanto com a Argentina da atualidade.
Trabalha com a temática do acaso/mal entendido, sutilezas do som, relacionamentos familiares, a influência da culpa católica e a presença constante de piscina em seus filmes.
Filmografia sugerida: A menina santa, A mulher sem cabeça.
Destaque para: O pântano (La Ciénaga), 2001


Luis Buñuel (22-02-1900 / 29-07-1983)
Origem: Calanda, Espanha
Marca registrada: Tem no movimento surrealista como ponto forte em seus filmes, tanto que iniciou sua carreira trabalhando com Salvador Dalí.
Seus filmes perpetuam o humor provocador, a ironia contra a hipocrisia da igreja católica e severas críticas a burguesia.
O cineasta é reconhecido pelos conteúdos polêmicos de seus filmes e por se tornar um ícone do Surrealismo.
Filmografia sugerida: Viridiana, O cão andaluz, O anjo exterminador, A era do ouro.
Destaque para: A bela da tarde (Belle de jour), 1967



Martin Scorsese (17-11-1942)
Origem: Nova Iorque, Estados Unidos
Marca registrada: Martin Scorsese assim como Francis Ford Coppola, Steven Spielberg, George Lucas, Brian de Palma são frutos da safra de diretores que saíram da universidade americana na década de 60 e são chamados de "moviebrats".
Trabalha com a temática da culpa devido a sua formação católica, com a violência que resulta numa rejeição de seus personagens, na atuação da máfia e o mundo das ruas e dos crimes.
Tem o mérito de dar profundidade ao personagem deixando-o brilhar. Na parte técnica busca a câmera lenta e a imagem congelada o que faz parecer uma fotografia.
Filmografia sugerida: Taxi Driver, Os bons companheiros, O infiltrado, Cassino, Gangues de Nova York, A invenção de Hugo Cabret, O lobo de Wall Street, A ilha do medo.
Destaque para: Touro Indomável (Raging Bull),  1980


Michael Haneke (23-03-1942)
Origem: Munique, Alemanha
Marca registrada: O ponto forte do diretor é a temática da violência crua, sem truque ao qual o público tem que engolir. 
Trabalha com planos longos e estáticos o que proporciona ao telespectador a observação, julgamento, interação com o filme.
Seus filmes são conhecidos por trazer uma certa estranheza, imagens chocantes e impactantes. Uma união de imagens instintivas e intelectuais.
Filmografia sugerida: Cachê, Violência gratuita, A fita branca, Código desconhecido, Sétimo continente, Amor.
Destaque para: A professora de piano (La pianiste), 2001


Michelangelo Antonioni (29-09-1912 / 30-07-2007)
Origem: Ferrera, Itália
Marca registrada: O grande diretor italiano trabalha com a elite e burguesia urbana mas de uma forma vazia e com personagens sem alma, não proporcionando uma romantização dessa classe.
Geralmente seus filmes tem pouco diálogo e planos contrapondo com sequencias longas e lentas.
Filmografia sugerida: A aventura, Blowup-Depois daquele beijo, Profissão:Repórter, A noite.
Destaque para:  Deserto vermelho (II deserto rosso)


Orson Welles (06-05-1915 / 10-10-1985)
Origem: Kenosha, Estados Unidos
Marca registrada: Logo em sua estreia como diretor, o jovem produz o que é considerado ainda hoje como o melhor filme já realizado na história do cinema por críticos do mundo todo. Essa façanha se dá por várias inovações que trouxe em seu filme "Cidadão Kane". Essa novidade cinematográfica é composta por exploração do campo (campo - contraponto), câmera posicionada de baixo para cima que mostra o teto assim como demonstra a superioridade da personagem, uma narrativa não linear, sofisticada edição e montagem.
Filmografia sugerida: A dama de Xangai, Estranho, A marca da maldade.
Destaque para: Cidadão Kane (Citizen Kane),  1941


Pedro Almodóvar (25-09-1949)
Origem: Calzada de Calatrava, Espanha
Marca registrada: Um dos principais elementos nas obras de Almodóvar com certeza são as cores fortes que trazem vibrações e intensidade para cada cena. Essas cores perpassam a ideia do desejo, da paixão, do amor, nichos que são constantemente trabalhados pelo diretor, assim como família, identidade, universo feminino, homossexualismo, religião e sexualidade.
O cineasta trabalha com roteiros estruturados, histórias repletas de acontecimentos e personagens profundos. Traz em sua bagagem filmes com temáticas internacionais como: doação de órgãos, vida vegetativa, fama, crise de família, incesto, pedófila, para muitos essas abordagens universais refletem para seu sucesso mundial.
Há o destaque em muitos de seus filmes de uma estrutura de núcleo familiar alternativa.
Filmografia sugerida: Mulheres a beira de um ataque de nervos, Ata-me!, Fale com ela, A pele que habito, Carne trêmula, Má educação, Abraço partido, Volver
Destaque para: Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre), 1999



Quentin Tarantino (27-03-1963)
Origem: Knoxville, Estados Unidos
Marca registrada: O cineasta cultuado no mundo todo traz em quase todos seus filmes a abordagem da violência bem humorada com ironia e humor negro. Constrói diálogos inesquecíveis com inclusão de discussões da cultura pop.
Geralmente traz para as telas conceitos de samurais inspirados na obra do diretor japonês Takeshi Kitano. Como forma de inspiração para criação de seus personagens une as espadas e samurais do  Japão com  faroeste e a arma de fogo dos Estados Unidos.
Costuma fazer participações especiais em seus filmes.
Filmografia sugerida: Cães de Aluguel, Bastardos Inglórios, Kill Bill Vol. I e Vol. II, Django livre, Jackie Brown.
Destaque para: Pulp Fiction - Tempo de violência (Pulp Fiction), 1994
 

Roberto Rossellini (08-05-1906 / 03-06-1977)
Origem: Roma, Itália
Marca registrada: Integrante do neo-realismo italiano, o diretor utiliza das principais características do movimento como: linguagem direta, temática contestadora, atores não profissionais e produção simples.
Buscava um olhar realista em seus filmes, com a intenção de mostrar um lado da sociedade marginalizado.
Filmografia sugerida: Alemanha ano zero, Paisá, Europa 51.
Destaque para: Roma, cidade aberta (Roma, città aperta),  1945


Sergei Eisenstein (22-01-1898 / 11-02-1948)
Origem: Riga, Letônia
Marca registrada: Sua maior influência está na inovação da montagem que inspirou vários diretores e na divisão da técnica sendo a mais conhecido, a montagem dialética.
Para ele arte e política podiam andar juntas. Seus filmes trazem a realidade russa assim como os contrastes sociais.
Trabalha com cenas alongadas para aumentar a sensação de angústia.
Filmografia sugerida: A greve, Outubro.
Destaque para: O encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin), 1925




Sidney Lumet (25-06-1924 / 09-04-2011)
Origem: Filadélfia, Estados Unidos
Marca Registrada: O cineasta americano é reconhecido por trabalhar com assuntos criminais, corrupção, fragilidade da justiça, temas urbanos que levantam questões como responsabilidade, ética e culpa.
Tem como característica personagens com profundidade psicológica, grandes interpretações e direção sóbria e eficiente.
Filmografia sugerida: Doze homens e uma sentença, Rede de intrigas, Antes que o diabo saiba que você está morto, Sombras da lei, Assassinato no expresso Oriente, Serpico, O veredicto.
Destaque para: Um dia de cão (Dog day afternoon) 1975


Stanley Kubrick (26-07-1928 / 07-03-1999)
Origem: Nova Iorque
Marca registrada: Considerado por muitos críticos como o gênio do cinema, o diretor americano é principalmente conhecido por perfeccionista-obsessivo.
O legado do cineasta é composto pelo virtuosismo estético, a habilidade de transitar por vários gêneros (comédia, terror, guerra, romance, ficção científica) e o cuidado com a precisão técnica.
Considerado por muitos como um dos mais completos, inovadores e influentes cineastas da história.
Filmografia sugerida: Laranja mecânica, De olhos bem fechados, Lolita, O iluminado, Spartacus, Dr. Fantástico, Nascido para matar.
Destaque para: 2001- Uma odisseia no espaço (2001: Space Odyssey), 1968




Steven Spielberg (18-12-1946)
Origem: Cincinnati, Estados Unidos
Marca registrada: O diretor que faz parte do "moviebratz" e da era do blockbuster, traz em seu currículo filmes marcantes para a história do cinema. A partir da narrativa da jornada do herói, o cineasta construí seus personagens com uma coragem fora do comum que conduzem a trama, geralmente eles estão à procura de situações extraordinárias. Seus personagens têm como característica três tipos de olhares: ingenuidade, curiosidade e fé.
Seus filmes costumam iniciar com uma trilha sonora.
Filmografia sugerida: ET - O extraterreste, Parque dos dinossauros, Amistad, O resgate do soldado Ryan, A lista de Schindler, A cor púrpura, Indiana Jones.
Destaque para: Tubarão (Jaws), 1975

 
Susanne Bier (15-04-1960)
Origem: Copenhague, Dinamarca
Marca registrada: Conhecida pela carga melodramática que traz em seus filmes a diretora dinamarquesa costuma trabalhar em suas histórias com temas relacionados à importância da família e a morte. 
A diretora é herdeira do Dogma 95, proposta de realização de filmes com base na economia de meios.
Filmografia sugerida: Depois do casamento, Entre irmãos, Coisas que perdemos pelo caminho.
Destaque para: Em um mundo melhor (Hævnen), 2010


Walter Salles (12-04-1956)
Origem: Rio de Janeiro, Brasil
Marca registrada: O diretor brasileiro que surge após a retomada do cinema nacional traz em suas raízes uma preocupação e busca da identidade nacional. 
Os cenários de seus filmes não são os grandes centros urbanos, mas cidades pequenas em que ele retrata quatro elementos: religião, cultura, política e economia. A geografia ao se misturar com as personagens acabam as transformando. 
O diretor que na maioria de seus filmes trabalha com os road movies, retrata-os de uma forma documental e próximo da realidade.
Filmografia sugerida: Central do Brasil, Diários de motocicleta, Linha de passe, Terra estrangeira.
Destaque para: Abril despedaçado (2001)


Wong Kar Wai (17-07-1958)
Origem: Xangai, China
Marca registrada: O diretor tem como ponto forte a atuação das personagens e a fotografia. Em suas histórias os protagonistas são desajustados e estão em busca de algo, o que proporciona uma química dos intérpretes.
Traz o tema do erotismo apenas para "sugerir" por isso que o enquadramento é de extrema importância.
Filmografia sugerida: Um beijo roubado, Amor à flor da pele, Felizes juntos.
Destaque para: 2046 - Os segredos do amor (2046), 2004




Woody Allen (01-12-1935)
Origem: Nova Iorque, Estados Unidos
Marca registrada: O diretor tem em seu currículo mais de 40 filmes, e na sua maioria com ele como protagonista. Grande parte dessas histórias foram filmadas na cidade de Nova Iorque, uma grande paixão do cineasta. 
Sua comédia é caracterizada como sofisticada em que a base está no diálogo, que geralmente são pautados com referências culturais ou com autocríticas de rir de si próprio.
Seus personagens geralmente são indivíduos neuróticos que filosofam questões existenciais, tem pavor da morte, são inseguros e amedrontados que trazem sangue judeu em suas veias. 
Woody Allen tem como hobby tocar todas as segundas-feiras saxofone em um bar de Nova Iorque e não vai nas premiações do Oscar, um das únicas vezes em que compareceu foi para fazer uma homenagem a cidade de Nova Iorque depois do atentado de 2011. 
Filmografia sugerida: Hannah e suas irmãs, A era do rádio, Manhattan, A rosa púrpura do Cairo, Match Point, Vicky Cristina Barcelona, Meia noite em Paris, Memórias.
Destaque para: Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall), 1977


Yasujiro Ozu (12-12-1903 / 12-12-1963)
Origem: Tóquio, Japão
Marca registrada: Seu ponto forte está na tomada da câmera que raramente se move, posicionada abaixo dos olhos dos intérpretes.
Seus filmes são marcados pelo espaço descontinuo, o vazio e o silêncio. A narração é objetiva, com raras demonstrações do ponto de vista da personagem.
Filmografia sugerida: Sonhos de juventude, Mulher de Tóquio, Dias de outono, Viagem a Tóquio.
Destaque para: Ervas flutuantes (Ukigusa), 1959

Comentários