O filme argentino "O anjo" é destaque no Festival do Rio 2018


O filme argentino "O anjo", do diretor Luis Ortega, selecionado para concorrer a uma vaga ao Oscar 2019 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, é um dos destaques da programação do Festival do Rio hoje, com uma sessão às 21h30, no Estação NET Gávea 4 e outra no domingo (11), às 21h15, no Kinoplex São Luis 2.

A narrativa baseada em uma história real, segue o adolescente de 17 anos Carlitos (Lorenzo Ferro), cuja aparência angelical não condiz com o lado sombrio de suas entranhas. Filho único de uma família trabalhadora e honesta, na Buenos Aires, de 1971, o jovem prefere viver de pequenos delitos. Na escola, conhece o sedutor Ramon (Chino Darín), por quem logo se encanta tanto de um modo voluptuoso como parceiro ideal para revolucionar suas façanhas no mundo do crime e assumir seu real instinto: matar pessoas. 

O filme lembra um pouco outro fenômeno argentino "O clã" (2015), de Pablo Trapeiro, por também ser inspirado em eventos reais, por transcorrer em um determinado momento da ditadura militar na Argentina e pela violência transposta nas telas de forma ímpia e desconcertante. A diferença é que no filme de 2015, às agressões físicas eram permeadas pelo dinheiro e, no caso de "O anjo", o ato de roubar aparenta ser apenas um dispositivo para a real intenção do personagem, de simplesmente agir com sangue frio e tirar a vida de alguém.

O ritmo do longa-metragem é permeado por muita musicalidade, tanto que em certas cenas dá a sensação de videoclipe, como no caso do abandono do carro realizado por Carlitos. Esse mecanismo não chega a atrapalha o desenrolar da narrativa, tanto que a canção "El extraño del pelo largo", de La Joven Guardia é ressoada no início e final do filme.

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do filme "O anjo". O Festival do Rio acontece entre os dias 01 a 11 de novembro. Para maiores informações acesse o site  Festival do Rio

Datas e horários
09/11 (sexta-feira) - 21h30 - Estação NET Gávea 4
11/11 (domingo) - 21h15 - Kinoplex São Luís 2




Ficha técnica: 

O anjo (El Ángel) 
Argentina/Espanha, 2018
Direção: Luis Ortega
Roteiro: Luis Ortega, Rodolfo Palacios, Sergio Olguím
Produção: Hugo Sigman, Sebastian Ortega, Pedro Almodóvar, Augustín Almodóvar
Fotografia: Julían Apeteguío 
Montagem: Guillermo Gatti
Elenco: Lorenzo Ferro, Chino Darín, Mercedes Móran,

Comentários