"Aos teus olhos" expõe a velocidade e a dimensão do motim de 'caça às bruxas' na era das redes sociais


O novo filme da diretora brasileira Carolina Jabor, "Aos teus olhos" (2017), busca retratar o momento atual da sociedade por meio da polarização de opiniões e a viralização de informações nas redes sociais. Estrelado pelo ator Daniel de Oliveira como o professor de natação infantil Rubens, a narrativa se desenvolve neste personagem quando é acusado pelo aluno Alex (Luiz Felipe Mello) de ter passado dos limites na demonstração de afeto, ao dar-lhe um beijo no vestiário. 

Logo, o pai de Alex, Davi (Marco Ricca) e a mãe Marisa (Stella Rabello), tomam a frente da situação e agem de acordo com seus impulsos. Davi, um pouco mais cauteloso vai à polícia dar queixa, já Marisa, decide apelar para rede social incriminando o professor. A divulgação do fato em grupos de WhatsApp, faz com que outros pais também acusem o professor sem saber ao certo se ele é culpado ou não. 

O drama faz referência ao filme dinamarquês "A caça" (2012), de Thomas Vinterberg, com a mesma provocação de caça às bruxas por parte de um grupo de pessoas, sem necessariamente uma comprovação que legitime a acusação. No caso brasileiro, o processo de difamação do acusado toma proporções ainda maiores devido a velocidade da propagação de informações na era das redes sociais.

A maioria das cenas são ambientadas no clube de natação com a piscina como pano de fundo, o que possibilita uma certa fluidez no ritmo da narrativa e também complementa o destaque dado para as imagens de reflexo do personagem Rubens, uma radiografia da dualidade e complexidade deste.  "Aos teus olhos", chega num momento oportuno para refletir sobre a dimensão do compartilhamento de notícias e, principalmente, sobre como esse processo pode afetar em diversas esferas a vida de uma pessoa, independente de sua culpabilidade ou não.
CineBliss
*Visto no Festival do Rio 2017



Ficha técnica: 

Aos teus olhos (Aos teus olhos)
Brasil, 2017
Direção: Carolina Jabor
Roteiro: Lucas Paraizo
Produção: Carolina Jabor
Fotografia: Azul Serra
Montagem: Sergio Mekler
Elenco: Daniel de Oliveira, Marco Ricca, Luisa Arraes, Stella Rabello

Comentários