Tribeca Film Festival - CineBliss conferiu o energético e requintado "Seagull"


O blog CineBliss conferiu nesta segunda-feira (23), no Tribeca Film Festival, o filme "Seagull" (2018), do diretor Michael Mayer baseado na peça teatral de Anton Chekhov com o mesmo título. Transposta para o cinema através das mãos do escritor Stephen Karam, o longa conta com um elenco afinado encabeçado pela atriz Annette Bening, Saoirse Ronan, Corey Stoll, Elisabeth Moss. 

Nesta narrativa que mistura a comédia de costumes com a tragédia, todas as ações são desenvolvidas em apenas um lugar - uma casa de campo na Rússia - com uma única família e seus convidados. O filme iniciado no quarto ato, apresenta a atriz teatral Irina (Annette Bening) recebendo a notícia em Moscou da doença do irmão. Junto de seu amado, o escritor Boris (Corey Stoll), Irina viaja para estar ao lado do ente querido e, nesse encontro, traumas do passado envolvendo toda família são revividos.

O diretor utiliza de flashbacks para mostrar os dilemas dessa família envoltos no típico poema de Carlos Drummond de Andrade "Quadrilha": "João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili". No caso de "Seagull", Masha (Elisabeth Moss) que ama Constantine (Billy Howle), que ama Nina (Saoirse Ronan), que ama Boris. 

Este turbilhão de emoções são expostos com inúmeros close-up e um constante movimento de câmera, demonstrando as vibrações sentimentais dos personagens, seus desejos e frustrações. O filme transborda vida por meio de personagens ativos que ousaram perseguir seus sonhos e paixões, mas que no meio dessas jornadas havia uma sociedade resistindo em permanecer. 

Vale destacar o trabalho da atriz Elisabeth Moss, que arranca um sarcasmo natural de sua personagem, oferecendo ao espectador uma pitada de riso, como na cena em que o pretendente lhe pergunta por que sempre usa roupas pretas e ela responde: "Estou de luto...pela minha vida". Bem como a atriz Annette Bening, cuja performance derrama as inseguranças de ser mãe e a confiança de estar confortável em sua condição social e profissional. O filme ainda não tem título em português e nem data de estreia no Brasil.
CineBliss









Ficha Técnica: 

Seagull (Seagull)
Estados Unidos, 2018
Direção: Michael Mayer
Roteiro: Stephen Karam
Produção: Jay Franke, David Herro, Robert Salerno, Tom Hulce, Leslie Urdang
Elenco: Annette Bening, Saoirse Ronan, Corey Stoll, Elisabeth Moss,

Comentários