"Em busca de Fellini" contempla uma carta de amor à Itália



O diretor italiano Federico Fellini (1920-1993), é o grande homenageado do filme "Em busca de Fellini" (2016), do diretor Taron Lexton. Nessa aventura de autoconhecimento e descobertas, retratada em 1993, tem-se a jovem americana Lucy (Ksenia Solo) morando com a mãe super protetora Claire (Maria Bello), em Cleveland, Estados Unidos, quando entra em contato pela primeira vez com as obras cinematográficas do cineasta italiano. Com seus 20 anos, sem nunca ter trabalhado ou feito uma faculdade, Lucy decidi embarcar para Itália, para conhecer o responsável pelas obras tão mágicas e humanas vistas na tela de cinema.

Com uma fotografia de luz intensa e tonalidades quentes - propositalmente para realçar as belezas turísticas italianas -, Lucy depara-se no país com diversos personagens bizarros, que fizeram parte do repertório de Fellini. As referências passam por Cabíria de "Noites de Cabíria" (1957), Guido de "A doce vida" (1960) e, Gelsomina de "A estrada da vida" (1954). A última, ganha destaque por caracterizar a própria Lucy, que assim como Gelsomina, tem uma índole ingênua e caminha pela estrada da vida com olhares cabisbaixos. 

O conceito do filme é criativo e envolvente, no entanto, a forma como é conduzida a narrativa deixa um pouco a desejar, visto que, o romantismo hollywoodiano acaba sobressaindo a reflexão sobre a decadência burguesa ou a crônica contra a miserabilidade, tão recorrentes nos filmes de Fellini. O universo felliniesco com imagens alucinógenas invadindo uma situação comum e colocando Lucy em situações bizarras, se faz presente no filme, mas sem a carga emocional de desilusão ou de esperança.  

Assistir "Em busca de Fellini" é adentrar num mundo de fantasia que na verdade, não te conduz para uma reflexão séria sobre o cotidiano de indivíduos frágeis perante uma sociedade cruel, como muitas vezes visto nos filmes de Fellini, e, sim, num passeio turístico por algumas cidades italianas  que foram retratadas nas histórias do mestre italiano. Para os apaixonados pelas obras de Federico Fellini, fica uma sensação amarga de ausência de algo, talvez uma pitadinha de desfiles circenses informais, pudessem ter expressado um pouquinho desse algo a mais. 
CineBlis



Ficha técnica: 

Em busca de Fellini (In search of Fellini)
Estados Unidos, 2017
Direção: Taron Lexton 
Roteiro: Nancy Cartwright, Peter Kjenaas
Produção:  Michael Doven, Milena Ferreira, Monica Gil, Nathan Lorch, Peter Kjenaas, Taron Lexton
Fotografia: Kevin Garrison
Elenco: Ksenia Solo, Mary Lynn Rajskub, Maria Bello

Comentários