Festival do Rio 2017 - O diretor estreante Taylor Sheridan esbanja seriedade e provocação com o filme "Terra Selvagem"


Taylor Sheridan, roteirista de "A qualquer custo"(2016) e "Sicario: Terra de ninguém"(2015) teve sua estreia na direção no filme "Terra Selvagem"(2017), em que o próprio título já indica o cenário como personagem, assim como o adjetivo selvagem, para caracterizar o lugar. O longa-metragem situado em Wyoming, nos Estados Unidos, tem na morte de uma pessoa na região da reserva indígena Wind River, uma história em busca da verdade, onde cada um é por si mesmo. 

O corpo encontrado pelo guarda florestal Coby Lambert (Jeremy Renner), logo, desperta outros problemas da região devastada por drogas e violência. O FBI envia a agente novata Jane Banner (Elizabeth Olsen) para ajudar na investigação do caso, no entanto, por não conhecer a área e não estar acostumada com o rigoroso inverno, escala Coby para auxiliá-la. Juntos, os dois caminham perigosamente num labirinto de mistérios sobre o caso e também sobre suas próprias vidas.

O diretor que logrou o prêmio de Melhor Direção na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2017, contempla o espectador com uma narrativa provocadora sobre a situação de mulheres indígenas, num local predominado pelo homem branco. As sequencias conduzidas num ritmo paciente e frio, têm nas imagens em plano aberto da vastidão da natureza - no caso as montanhas cobertas de neve - um confronto com a fragilidade e pequenez do indivíduo.

Até mesmo o personagem Coby Lambert exterioriza o lado humano gélido, contrapondo com a energética Jane Banner. Jeremy Renner, entrega uma de suas melhores performances expondo de modo preciso as diversas camadas de seu protagonista, que balança entre uma figura reservada e quieta versus desejosa em encontrar sua própria verdade fruto de um passado infeliz.

O roteiro assinado por Taylor Sheridan expõe um tema complicado e indigesto, de um modo cru e brutal arrancando reflexões profundas sobre o sistema de domínio e submissão, onde a lei do mais forte opera sobre o mais fraco. Como na maioria dos casos na sociedade patriarcal, sobra para mulher ser relegada à opressão. 
*Visto no Festival do Rio 2017
CineBliss



Ficha técnica: 

Terra Selvagem (Wind River) 
Estados Unidos, 2017
Direção: Taylor Sheridan
Roteiro: Taylor Sheridan
Produção: Elizabeth A. Bell, Peter Berg
Fotografia: Ben Richardson
Elenco: Jeremy Renner,, Elizabeth Olsen, Graham Greene, Gil Birmingham 

Comentários